Termos de uso

Política de uso de conteúdo
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS DO BRASIL.
DIRETRIZES PARA USO DE MATERIAL COM DIREITOS AUTORAIS DA A.A.W.S.

Os direitos autorais de A.A.W.S. são mantidos em confiança pelo A.A. como um todo. A A.A.W.S. tem a responsabilidade de proteger esses ativos valiosos de A.A., tanto em termos de conteúdo quanto de preservação da integridade da mensagem de A.A.. Para cumprir essa responsabilidade, a A.A.W.S. deve garantir que os direitos autorais de A.A. permaneçam inalterados por atividades infratoras. Além disso, por uma questão prática, e para cumprir tal responsabilidade, não é concedida permissão geral ou não específica.

Qualquer solicitação que não se enquadre nos parâmetros das condições e diretrizes listadas deve ser dirigida à Gerência de Atendimento Geral de Alcoólicos Anônimos. Entre em contato com a Política de IP para obter um formulário de “Pedido de permissão para reimprimir”.

A. USO PESSOAL

Alguns usos de literatura com direitos autorais e outros materiais com direitos autorais de A.A. são permitidos pela A.A.W.S. se as seguintes condições forem atendidas:

  1. O uso deve ser para comentários de não ficção, reportagens, paródias, resumos ou similares. Para uso em redação criativa/ficção, envie um formulário “Pedido de permissão para reimpressão” preenchido.
  2. O uso deve ser feito apenas uma vez e não substituir a venda da obra ou diminuir o mercado ou o valor da obra.

Esses usos não são permitidos:

  1. Não deve ser usado para itens de novidade, como adesivos, camisetas, canecas, cartões comemorativos, etc., pois esses tipos de itens tendem a banalizar o programa de A.A..
  2. O uso não deve ser comercial (ou seja, não estar à venda) ou usado em qualquer tipo de publicidade.

Diretrizes e limitações para uso aceitável de literatura protegida por direitos autorais de A.A. e outros materiais protegidos por direitos autorais de A.A.:

  • Impressão individual ou fotocópia de uma única cópia ou um breve trecho da literatura e/ou material de A.A..
  • Uma única reprodução de um breve trecho de DVDs de áudio, CDs, etc. ou obras de vídeo, por exemplo, filme, clipes de filme, anúncios de serviço público/PSAs, etc. )
  • Impressão individual ou fotocópia de um breve trecho da literatura impressa de A.A. e/ou material de A.A. do site de A.A..
  • Uma única reprodução de um breve trecho de DVDs de áudio, CDs, etc. ou obras de vídeo, por exemplo, filme, clipes de filme, anúncios de serviço público/PSAs, etc. ) no site da A.A..
  • Salvando literatura A.A.W.S. ou outro material A.A. em um disco rígido de computador.
  • Um trabalho inteiro de material protegido por direitos autorais de A.A.W.S. não deve ser postado ou/carregado em nenhum site, fóruns de discussão on-line ou qualquer formato de mídia social, seja A.A. ou não, sem permissão por escrito de A.A.W.S..

B. EDUCADORES

Quando a permissão é necessária?

  1. Quando um indivíduo pretende usar o material repetidamente.
  2. Quando o material se destina a ser utilizado para fins comerciais.
  3. Quando um indivíduo deseja usar uma obra em sua totalidade.

Nenhuma permissão para reimpressão precisa ser enviada ao A.A.W.S. se todas as seguintes condições e diretrizes forem atendidas:

  • O texto da literatura protegida por direitos autorais de A.A.W.S. deve ser apresentado como está, sem emendas, alterações ou edições permitidas.
  • Um educador pode fazer uma cópia dos seguintes itens para fins de pesquisa acadêmica ou para uso no ensino ou na preparação para ensinar uma aula: um capítulo de um livro, um artigo de um periódico, um pequeno ensaio, um quadro/gráfico (a menos que indicado de outra forma). A cópia não deve ser usada para criar, substituir ou substituir antologias, compilações ou obras coletivas.
  • Um educador pode fazer várias cópias do material de A.A., não excedendo mais de uma cópia por aluno no curso, desde que a quantidade de material copiado seja suficientemente breve. Cada cópia deve incluir o seguinte aviso de direitos autorais:

Esta fotocópia foi reproduzida com a permissão de Alcoholics Anonymous World Services, Inc. (A.A.W.S.) para inclusão no pacote do curso. A permissão para fotocopiar este material não significa que a A.A.W.S. revisou ou aprovou o conteúdo deste pacote de curso, ou que a A.A. concorda necessariamente com as opiniões aqui expressas.

  1. Os educadores têm permissão para fornecer links da Web para o material de A.A.  no site da A.A.. 

C. ENTIDADES A.A.

O Manual de Serviço de A.A.  nas seções “Boletim ou Boletim de Área” fornece orientação às entidades de A.A. com relação à reimpressão de material protegido por direitos autorais de Alcoólicos Anônimos. A seção afirma:

“Publicações locais de A.A. têm permissão para reimprimir os Passos, Tradições e/ou Conceitos e citar uma frase, sentença ou breve parágrafo extraído da literatura de A.A., como o Grande Livro, Alcoólicos Anônimos, os Doze Passos e Doze Tradições, O Manual de Serviço A.A. e panfletos aprovados pela Conferência sem um pedido prévio por escrito para fazê-lo. Quando isso ocorre, a linha de crédito adequada deve ser incluída para garantir que os direitos autorais da literatura de A.A. sejam protegidos. Após uma citação de um livro ou panfleto, a linha de crédito deve conter:  Reimpresso de (nome da publicação, número da página), com permissão de A.A. World Services, Inc.

D. PERGUNTAS FREQUENTES

Informações adicionais sobre quais materiais podem e não podem ser usados ​​dentro da Irmandade de A.A. que não constituam uma violação do material protegido por direitos autorais de A.A. são fornecidas nas seguintes perguntas frequentes:

Quem detém os direitos autorais da literatura aprovada pela Conferência de A.A.?

A.A.W.S. detém os direitos autorais do material A.A. em confiança para A.A. como um todo.

Temos que solicitar formalmente permissão para reimprimir a literatura de A.A.?

Como regra geral, ninguém tem autoridade para reproduzir literatura aprovada pela Conferência de A.A. sem permissão prévia por escrito de A.A.W.S.. No entanto, dada a natureza de nossa Irmandade, nossa experiência indica que grupos e entidades de A.A., e apenas grupos e entidades de A.A., devem ter a autoridade para reproduzir quantidades limitadas de material aprovado pela Conferência de A.A.. Em nenhum caso este material deve ser alterado ou modificado.

Podemos enviar um livro ou panfleto aprovado pela Conferência de A.A. para nosso site local de A.A.?

As entidades de A.A. têm permissão para fornecer links da web para literatura aprovada pela Conferência de A.A. em www.aa.org.br em vez de fazer upload.

Podemos imprimir uma cópia do material de A.A. em www.aa.org.br?

Se o material estiver em HTML, pode ser impresso. Alguns PDFs, incluindo a maioria dos materiais de serviço, também podem ser impressos.

Podemos incluir breves trechos do material de A.A. em um aplicativo móvel?

A permissão para reimprimir o material A.A. deve ser obtida entrando em contato com o Departamento de Publicações em IP Policy . Além disso, o material A.A. deve representar apenas um pequeno segmento de material em todo o aplicativo móvel.

Podemos obter uma licença da A.A. para incluir uma publicação inteira em um aplicativo móvel?

Não, o A.A.W.S. não emite licenças para reproduzir seu material protegido por direitos autorais em aplicativos móveis, etc.

Você pode nos dar alguns outros exemplos de solicitações para as quais o GSO não concede permissão?

A A.A.W.S. não concede permissão para reimprimir material de A.A. em itens inovadores, como adesivos, camisetas, canecas, cartões comemorativos, etc., pois esses tipos de itens tendem a banalizar o programa de A.A..

Qual é o status dos direitos autorais do Big Book?

A primeira e a segunda edições do Grande Livro, Alcoólicos Anônimos, são de domínio público apenas nos Estados Unidos. A terceira e a quarta edições permanecem protegidas por direitos autorais em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos. Dado que a Internet é um meio mundial, a permissão deve ser solicitada à A.A.W.S. para todas as postagens na Internet de todas as edições do Grande Livro, Alcoólicos Anônimos.

Posso reimprimir diariamente trechos do material de A.A. e distribuí-los eletronicamente?

A A.A.W.S. não concede permissão para ninguém reimprimir continuamente trechos de material A.A. através da Internet ou dispositivos eletrônicos, etc.

Preciso de permissão para reimprimir a Oração da Serenidade e a Oração de São Francisco?

Como a Oração da Serenidade e a Oração de São Francisco não são de propriedade de A.A.W.S., a A.A.W.S. não pode conceder ou negar a permissão de reimpressão.

Onde posso encontrar informações sobre o uso das marcas registradas da A.A.?

No site da A.A., www.aa.org, na seção intitulada “Intellectual Property Policies” e consulte  o A.A. Service Manual , na seção intitulada “Trademarks, Logos, and Copyrights”.

As entidades de A.A. podem usar gráficos de capa de panfleto?

Sim, as entidades A.A. têm permissão para reimprimir miniaturas ou gráficos de tamanho maior de capas de panfletos A.A. apenas para fins de A.A.. Coloque o símbolo de copyright © ao lado do gráfico e inclua a seguinte linha de crédito:  O gráfico acima é [os gráficos são] usados ​​com permissão de A.A. World Services, Inc.

Se a sua preocupação específica não for abordada nestas Diretrizes de Uso Justo da A.A.W.S., você pode encaminhar sua pergunta para o departamento de Propriedades Intelectuais da GSO .

Para obter informações sobre os direitos autorais e a política de reimpressão do A.A. Grapevine, consulte  o Manual de serviço do A.A. , na seção intitulada “Diretrizes gerais para reimpressão de arte e artigos do A.A. Grapevine”, ou  www.A.A.grapevine.org/copyright-and-reprints-policy .